Arte e Design
Sobre o Artista
 
 
Página Inicial
 
 
 
 
 
 
 

 

A arte consiste em fazer um algo imaginável em realidade, trazer para suas mãos um bem estar de espírito, fazer aparecer aquilo que sua imaginação tem para contribuir para o belo e para toda eternidade. Não é muito raro escutar de pessoas desavisadas que a arte está longe de seus atributos, que ela não seria capaz de realizar algo que está se propondo. Pura e simplesmente falta de tentar, é o medo de tentar, é o medo de errar que as fazem esconder suas potenciais qualidades.

Somos por excelência pensantes, criativos por berço, curiosos pela nossa natureza, então porque não tentar? errar é uma premissa do tentar, acertar nem sempre quer dizer perfeição, acertar é uma sensação de dever cumprido, independentemente dos conceitos alheios dos padrões da perfeição. Da forma que vivemos, dos dias corridos que passamos, deixamos sempre para depois um momento de relaxamento, estamos sempre ocupados com o futuro quase sempre incerto, deixamos escapar entre os dedos aquela oportunidade única, sempre estamos atrás de algo que possa encher nossos bolsos ou iludir nossas carências. A sensação do dever cumprido, do objetivo conseguido não pode ser a acomodação de nossos anseios, devemos sempre tentar, devemos sempre aperfeiçoar e quando nos achamos perfeitamente realizados, devemos ajudar.

Tudo isso se chama "ARTE", a arte de viver, a arte de conseguir, a arte de realizar, então porque não tentar a arte de fazer pequenas coisas com suas mãos? pequenos detalhes que estão a sua volta, talvez coisas que pretendam jogar fora, façam dessas coisas uma arte.

Tenha com exemplo o quintal de sua casa, apanhe uma quantidade de terra que encha duas mãos, coloque nela um pouco de água, transformando assim em um pouco de barro com uma consistência meio sólida (caso não tenha essa terra, as papelarias em geral vendem argila pronta), segure-a com firmeza e faça uma pressão na mão, pronto, coloque-a sobre uma mesa, aí está uma arte feita por você, é simples não é? ou você não acha uma arte? ou você acha que pela simplicidade não se torna uma arte? Uma arte não se julga pela simplicidade, mas sim pela sua criatividade.

Ainda está achando pouco sua arte? observe-a por alguns instantes, se necessário, por outros ângulos, ela está lhe dando uma aparência de algo? um animal mesmo que em posição não convencional? uma montanha que já andou visitando? um perfil de uma pessoa? olhe bem nela e veja algo que sua imaginação está trabalhando.....mas se ainda assim não conseguir ver nada, TENTE NOVAMENTE, dê outra amassada no barro, talvez com a outra mão e comece o processo de observação novamente, com certeza verá alguma forma aparecer.

Quando descobrir essa forma que te lembre algo, dê asas a sua imaginação, tudo aquilo que não faça parte da forma que imaginou, retire do barro, e o que faltar para essa forma, tente colocar o barro, vá assim realizando uma pequena escultura. Não é fácil?..... foi muito mais fácil descobrir que você é capaz.

Mas não queira virar um escultor renomado da noite para o dia, suas esculturas vão aparecer com a sua prática, lembre-se, não existe arte perfeita, somente "ARTE"

Alvaro Siqueira Rolla, mineiro, 52 anos, é escultor e mora atualmente em Pirenópolis -GO, faz fotografias com madeira, pregador que a arte é só tentar........

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

© 2010 Alvaro Rolla                 Privacy Policy